quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Leite materno à venda na Internet ou a versão moderna da galinha dos ovos de ouro

notícias que de vez em quando voltam à tona, mas por mais absurdo que possa parecer, não é de hoje que se compra e vende leite materno na Internet. Pelo menos desde 2010, nos Estados Unidos da América o mercado vem crescendo e se desenvolvendo, havendo já um site especializado, o Only the Breast, que promove a intermediação entre mães com dificuldades em amamentar e outras com leite a mais e que querem vende-lo. O negócio é bastante lucrativo, havendo um levantamento de casos de mães que angariam cerca de US$ 1.200,00 por mês somente com a venda de leite materno e a inclusão de anúncios até do Reino Unido e da União Europeia.
 
Antes de mais, é preciso contextualizar a notícia e frisar que, na cultura americana, um facto como este pode ser perfeitamente bem aceito e encarado com naturalidade. No entanto, deve-se ressaltar os sérios riscos que envolvem o comércio de fluido humano, sobretudo tendo em conta que, ao contrário do que acontece nos bancos públicos de leite, é impossível controlar a procedência e a qualidade do leite vendido através da Internet, como por exemplo se as mães tiveram os necessários cuidados com a saúde e a higiene durante o armazenamento; da mesma forma como não se pode controlar a utilização final desse produto, sabendo-se que em muitos casos o leite é adquirido por homens que não são progenitores.  

Todos conhecem os benefícios do aleitamento materno, tanto para o bebé como para a mulher. Tive a sorte de poder amamentar as minhas duas filhas, uma bem mais do que a outra, porque elas próprias foram bebés diferentes e encontraram a mãe em fases diferentes da vida. Adorei amamentar, fá-lo-ia tantas vezes quantas fossem precisas, mas não sou nada fundamentalista! É ótimo que se tente, é excelente que se ultrapasse as dificuldades iniciais e se insista no aleitamento! E se não for possível, se não houver outra hipótese, penso que atualmente os suplementos são cada vez mais adequados e os laços entre mãe e filho são fortalecidos de inúmeras outras formas. Não há que sofrer por isto, nem que recorrer à compra de leite materno como solução.

Mas o que mais me assusta nesta notícia é que a facilidade como se compra e vende leite materno na Internet poderá fazer surgir uma classe de mulheres que engravidam para a produção de leite e outra que, dado o facilitismo, desistirá de amamentar diante da primeira dificuldade ou sequer experimentará. Isto sim, parece-me execrável, desumano e perigoso! Parece-me perfeitamente conjeturável uma versão moderna da fábula da galinha dos ovos de ouro!         

Sem comentários:

Enviar um comentário