domingo, 28 de abril de 2013

O Bolo de Maçã: rápido, fácil, saboroso, pouco calórico e económico


Com o vento que está lá fora e a temperatura que cismou em baixar alheia ao facto de ser um domingo de primavera, apeteceu-me fazer um bolo. Antes, devo dizer que tenho uma ligação muito especial com os bolos. Adoro bolos, levo isto dos bolos mesmo muito a sério. Já notaram que nos aniversários e casamentos quase sempre o bolo é o centro das atenções? E que é em volta dele que se comemora, canta, brinda e fotografa? Por isto, há sempre um bolo relacionado a um acontecimento importante.

Mas, não sendo eu propriamente uma expert em assuntos de culinária, quando as crianças estão em casa há que ser uma receita fácil e rápida de preparar, o que me levou a pensar numa espécie de bolo quase instantâneo e ao mesmo tempo saboroso, pouco calórico e económico. Tinha de ser o Bolo de Maçã! Confiram a receita:

Ingredientes:
3 maçãs cortadas em tiras
1/2 chávena (xícara) de açúcar mascavo ou amarelo
1/2 chávena (xícara) de açúcar branco
1/2 chávena (xícara) de óleo
1 chávena (xícara) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
Pitada de sal

Opcional
1/2 chávena (xícara) de uvas passas ou sultanas
1/2 chávena (xícara) de alperces secos (damasco)
1/2 chávena (xícara) de nozes

Modo de fazer
Misturar tudo e levar a assar numa forma untada e polvilhada, a temperatura média (mais ou menos 180º). Esperar arrefecer e em seguida desenformar.

Sugestão: Costumo fazer o Bolo de Maçã no Natal, acrescentando à massa os frutos secos (opcional). Pode servir como sobremesa, acompanhado de gelado (sorvete) de baunilha ou outro a gosto.

3 comentários:

  1. mmmmmmmmmmmmmmm.. eu também me arrisco um bocado como boleira! Vou experimentar esse - parece muito muito bom ;-)

    ResponderEliminar
  2. Nós por cá tb fazemos e comemos muitos bolos! :) e sim o que se quer são receitas de bolos q sejam rápidas e ao mesmo tempo saborosas! :) Faço este de maçã tb, mas há um de laranja que é ótimo e é o mais rápido de todos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa! Já sentia tua falta! :D Que tal partilhar a receita do bolo de laranja conosco? Bjs

      Eliminar