terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carta de um pai para a filha sobre o seu futuro marido

Temos duas meninas. Vivemos numa casa, digamos, muito feminina! E neste ambiente, o pai às vezes sente-se atormentado, às vezes lamenta o facto de achar que será emocionalmente muito difícil "lidar" com o casamento das filhas. O que é perfeitamente compreensivo, tendo em conta o sentimento de cuidado e proteção. Nessas alturas, dou uma de "modernosa" (coisa que nem sou tanto assim mas que é para contrabalançar) e lanço o meu alerta mais cruel: "- Nem sabemos se elas vão querer casar! Aliás, do jeito que são curiosas, provavelmente antes disso vão nos dizer 'adeus' e vão ali conhecer o mundo.". Não é, de todo, que eu esteja preparada para este dia mas é uma possibilidade real - e ainda bem! - de modo que é por isto tão importante criarmos alicerces seguros para onde possam sempre querer regressar; valores que levarão para onde quer que vão. É basicamente isto que tentamos transmitir.

E veio bem a calhar esta carta abaixo, escrita pelo psicólogo Kelly Flanagan para a sua filha, a respeito do seu futuro marido. Através do desabafo desse pai, todas as nossas preocupações são reveladas, quando se trata das "escolhas" das nossas filhas; mas mais do que isto, esta carta serve de reflexão para todos nós: mulheres e meninas, que nunca tiveram quem lhes explicasse isto tão bem; homens e meninos, para que nunca lhes assalte em pensamento a ideia de ser necessário mantê-los "interessados"!
«Querida Cutie pie,
Há uns dias eu e a mãe estávamos a fazer uma pesquisa na net, e enquanto escrevíamos no motor de busca, o Google mostrou uma lista das frases mais procuradas do mundo. Empoleirada no topo da lista estava “Como mantê-lo interessado?”.
Caiu-me a ficha. Comecei a desbravar inúmeros artigos sobre "como ser sexy e sexual", "quando levar-lhe uma cerveja versus uma sandwich", e "quais as maneiras de fazê-lo sentir-se inteligente e superior".
E fiquei irritado.
Minha querida, não é, nunca foi, e nunca será uma tarefa tua “mantê-lo interessado.”
Minha querida, a tua única tarefa é saberes no fundo da tua alma – nesse lugar inabalável que não é salpicado pela rejeição, perda, e ego inchado – que tu és digna de interesse. (Se te conseguires lembrar que todas as outras pessoas também são dignas de interesse, as batalhas na tua vida estarão praticamente ganhas. Mas isso dá pano para mangas para outra carta.)
Se confiares no teu valor, vais ser uma pessoa atraente no mais importante sentido da palavra: vais atrair um rapaz interessante e que vai querer passar a sua vida a investir no aumento do seu interesse por ti.
Minha querida, eu vou falar-te desse rapaz que nunca vais precisar de o "manter interessado", porque ele sabe que tu és interessante, e ele vai manter-se interessado:
  • Não importa que ponha os cotovelos na mesa – desde que ponha os olhos na forma como o teu nariz se enruga quando te ris. E que não consiga parar de admirar-te.
  • Não importa que não possa jogar golfe comigo – desde que brinque com os vossos futuros filhos, e que te reveja neles, quer nas suas saídas brilhantes quer nas suas frustrações.
  • Não importa que não seja muito ambicioso, desde que siga sempre o seu coração, e que o leve sempre de volta para ti.
  • Não importa que não seja um homem forte, desde que te dê espaço para usares a força do teu coração.
  • Não importa nada quais as suas convicções políticas, desde que todas as manhãs ao acordar te eleja para um lugar de honra em tua casa e no seu coração.
  • Não importa qual o tom de pele dele – desde que pinte a tela das vossas vidas com pincéis de paciência, sacrifício, vulnerabilidade e ternura.
  • Não importa se é católico, budista ou ateu – desde que tenha sido criado para valorizar o sagrado, e que como sagrado considere cada momento da vida que passa contigo, e que passam em família.
E por fim, minha querida, se conheceres um homem que reúna estas características, mas que não tenha nada em comum comigo, não te preocupes, pois teremos sempre a coisa mais importante do mundo a ligar-nos:
Temos-te a ti.
Porque no fim, minha querida, a única coisa que deves fazer para “mantê-lo interessado”, é seres tu própria.
Do teu, eternamente interessado em ti,
Pai.»

Fonte da tradução em português: Up To Lisbon Kids

A imagem (fofinha) é da Evinha com 10 dias sobre o pai todo feliz!
Estúdios J.A.Santos
      

1 comentário: