terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Meu amigo Facebook

Começou como "Thefacebook", um site criado por quatro alunos da Universidade de Harvard (EUA) e colegas de quarto - Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin - para os entreter e ajudar a relacionarem-se. Hoje, com mais de 1,19 mil milhão de usuários em todo o mundo, o Facebook, a maior rede social do planeta, completa 10 anos. Uma matéria do G1 (São Paulo) mostra a evolução da rede social e pode ser vista, aqui.

É inegável o sucesso do Facebook, mas a verdade é que, passado uma década de sua existência, começa a dar sinais de deficiência. Uma pesquisa realizada pelo Pew Research para comemorar o aniversário do site revela que mais de um terço dos usuários dos Estados Unidos "se irrita com pessoas que compartilham muitas informações pessoais e com indivíduos que publicam fotos suas" sem autorização prévia. A maior parte dos usuários americanos são adolescentes entre 12 e 17 anos, mas recentemente o Facebook admitiu que "a rede social está perdendo popularidade entre os jovens e adolescentes". Isto porque o Facebook... digamos... está ficando velho! A idade média do seu usuário é de 40,5 e, nessa medida, os jovens sentem o risco de serem observados e migram para outras plataformas onde possam ter privacidade longe da geração de seus pais.

O que acho de tudo isto? Bem, acho que o Facebook tem dado provas de ser uma boa ferramenta social e profissional; contudo, é preciso recordar que há vida para além do monitor. O que se passa conosco? Não que seja o meu caso, mas essa notícia dos filhos disputarem com os pais mais liberdade no espaço virtual, numa autêntica batalha por privacidade conquistada através do próximo e mais novo aplicativo, me fez sentir patética! Outro dia, ouvi um comentário formidável sobre isso, e que resume tudo, do género: "é irónico como a mesma tecnologia que nos aproxima de quem está longe, nos afasta de quem está perto!".

Assim, para comemorar os 10 anos do nosso amigo Facebook, partilho essa imagem que, ao meu ver, fala por si. 


Já agora, recordo que os alfarrábios também está no Facebook. Dêem um "like" e acompanhem a nossa página depois de lavarem a loiça, lerem um livro, amarem, brincarem com os vossos filhos e não tiverem mais nada na p. da vida para fazer...      

Sem comentários:

Enviar um comentário