quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O que exatamente é um doutoramento? (guia ilustrado para quem não sabe identificar um "calombinho")

"- Então, já acabou o curso?"
"- E a tese? Como vai a tese?"
"- Já está a trabalhar?"

São perguntas que me irritam! Primeiro, porque um curso de doutoramento é algo deveras irritante; segundo, porque faz tempo que ando a procura de coerência na tese que algures se perdeu no meio dos meus conflitos (neste momento, ando a sonhar com ela, tenho pesadelos com ela...); por último, porque escrever uma tese dá "trabalho para burro" mas parece que são poucos os que percebem isso! E no meio disto tudo, há ainda uns tantos que medem a qualidade do seu trabalho pelo número de páginas escritas. É quando tenho vontade de cortar os pulsos! Mas não o faço, não sou tão parva a este ponto, restrinjo-me ao campo das intenções.

Até que, estes dias, encontrei o texto abaixo que me soou como uma espécie de mantra. Afinal, um professor de Ciências da Computação da Universidade de Utah (EUA), Matt Might, baseado na dificuldade que foi completar o seu próprio doutoramento, agora ajuda os seus estudantes a completarem o seu.

Conclusão: Não estamos acima do resto da humanidade porque conhecemos mais sobre um determinado assunto. O conhecimento é ilimitado, é uma estrada cheia de ondulações e precipícios. Na verdade, neste universo de pseudo deuses e loucos varridos, há opiniões em todos os sentidos sem que, seguramente, se possa apontar uma única resposta correta. Se calhar, é esta massa cinzenta e duvidosa que forma o "calombinho de conhecimento" que ultrapassa os limites e que o autor chama de doutoramento (Ph.D). E se querem saber mesmo, eu ainda nem lá cheguei: a minha tese está naquela fase "vai-se andando!".

Leiam o texto. Original em inglês: The illustrated guide to a Ph.D. Tradução em português do Brasil: Blog posgraduando.

***

Todo ano eu explico para um novo grupo de pós-graduandos o que é um doutorado. Mas é difícil descrever em palavras. Então, eu uso figuras. Veja abaixo o guia ilustrado que eu utilizo para explicar exatamente o que é um doutorado.

Imagine um círculo que contém todo o conhecimento humano:
Quando você completa o ensino básico, você sabe um pouco:
Quando você completa o ensino médio, sabe um pouquinho mais:
Com uma graduação, você sabe um pouco mais e ganha uma especialização:
Um mestrado te aprofunda naquela especialização:
Ler e estudar teses te leva cada vez mais em direção ao limite do conhecimento humano naquela área:
Quando você chega lá, você se foca:
Você tenta ultrapassar os limites por alguns anos:
Até que um dia os limites cedem:
Este pequeno calombinho de conhecimento que ultrapassou os limites é chamado de doutorado (Ph.D.):
Mas é claro que na sua visão de mundo fica diferente:
Mas não esqueça da dimensão das coisas:
Continue ultrapassando os limites.   

Sem comentários:

Enviar um comentário