segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Rainha do Mar


Todo o dia 2 de Fevereiro o bairro do Rio Vermelho, de Tupinambás e Caramuru, de Zélia e Jorge Amado, de Caymmi e Caetano, de Dinha e Cira, dos boémios e dos artistas, de todos os baianos, vira-se em honra, festa e culto à Yemanjá, a Rainha do Mar dos pescadores, a Nossa Senhora da Conceição dos Católicos(*), a Janaína dos índios, a Sereia dos marinheiros europeus, a mãe de todos os Orixás.

Todo o dia 2 de Fevereiro é dia de levar flores para Yemanjá. É assim desde 1923, quando um grupo de pescadores, diante da escassez de peixes, pediu à Mãe das Águas fartura de pescado e um mar tranquilo, em troca de oferendas.

Todo o dia 2 de Fevereiro Salvador é no Rio Vermelho e, vestido de branco e azul, o mundo inteiro é baiano.

(*A partir de 1960 a Igreja Católica deixou de festejar em conjunto com o Candomblé, por considerar a festa pagã. Desde então, a comemoração perdeu, oficialmente, a devoção à Santa católica e a Igreja de Santana, situada no mesmo local, mantém as portas fechadas durante o ritual).





















Todas as imagens são da autoria da fotógrafa Andréa Magnoni e podem ser vistas, na totalidade, aquiIndependentemente de orientação religiosa ou crença, traduzem, fidedignamente, a beleza desse dia.

1 comentário:

  1. Gratidão ao carinho dos créditos! Parabéns pela sensibilidade! Que Yemanjá a proteja e abra seus caminhos!
    Beijos
    Andréa Magnoni

    ResponderEliminar