terça-feira, 26 de novembro de 2013

"O aborto fetopático no Direito Penal brasileiro", artigo publicado na Revista Amicus Curiae da UNESC

Para quem se interessa pelo tema, foi recentemente publicado na Revista Amicus Curiae, Vol. 10, nº 10 (2013), o artigo de minha autoria, «O aborto fetopático no Direito Penal brasileiro: Análise comparativa com o direito português»
 
A Revista Amicus Curiae é o período científico anual do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Catarina (Brasil), de acesso livre e imediato, com o objetivo de disseminar o conhecimento científico de forma gratuita com vista à sua democratização mundial. Encontra-se em publicação eletrónica, disponível para consulta, aqui. O artigo em questão é o segundo do sumário.
 
Segue o resumo:
 
"O Brasil do Século XXI ainda mantém, estanque, a legislação abortiva do Código Penal (CP) de 1940. Para além de não acompanhar a política mundial de expansão dos direitos das mulheres, recentemente reafirmada na I Reunião da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (Montevidéu, Uruguai), o abortamento por anomalia fetal grave ou lesão do nascituro, muitas vezes incurável e com risco de vida materna, continua criminalizado, salvo a hipótese de anencefalia segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). A razão para tamanha restrição, no entanto, não encontra amparo constitucional".  

Sem comentários:

Enviar um comentário