terça-feira, 8 de abril de 2014

Dia Mundial de Combate ao Cancro/Câncer

Fonte: Hypeness
Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Cancro/Câncer, uma data que tem por objetivo chamar a atenção para o crescente índice da doença no mundo (OMS). O cancro não é uma doença contagiosa e pode ser definida como "um grupo de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento descontrolado de células anormais, chamadas de malignas". Ocupa o segundo ou terceiro lugar na lista das doenças que mais mata pessoas no mundo mas poderá ter cura desde que diagnosticada precocemente. 

Vamos aproveitar para recordar os cuidados que devemos ter com a nossa saúde: Alguns tipos de cancro podem ter influência genética, outros ainda tem suas causas desconhecidas mas segundo as pesquisas 90% dos casos "estão relacionados a fatores ambientais, como cigarro (câncer de pulmão), excesso de sol (câncer de pele), alguns tipos de vírus (leucemia), hábitos alimentares (câncer de mamacâncer de próstata, câncer de esôfagocâncer de estômagocâncer no intestino grosso), alcoolismo (câncer de esôfagocâncer da cavidade bucal), hábitos sexuais (câncer de colo uterino), medicamentos (câncer de bexigaleucemiascâncer de endométrio), cânceres provocados por exposições ocupacionais, etc."

Com efeito, é importante desenvolver hábitos alimentares saudável (ricos em frutas, legumes e cereais), a prática de atividade física, o consumo moderado de bebidas alcoólicas e a possível restrição ao tabagismo e outras drogas. Mas também é importante lembrar que o tipo de cancro que mais mata é o de pele, por isso o cuidado redobrado com a exposição solar. 

São mudanças simples e que podem compensar por nossa própria saúde e daqueles que amamos. Esta data vale sobretudo para falarmos sobre o assunto com a nossa família, dedicar alguns minutos e rever formas de buscar uma vida com qualidade. É uma campanha que muitos abraçam; contudo, somente poderá dar certo se for começada individualmente, dentro de nossa própria casa. Vamos a isto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário