segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Onde dorme um português, dormem dois ou três"

Esta frase não é minha, é qualquer coisa originária de um provérbio popular que o meu marido, bem-humorado, adaptou à nossa realidade - e que define muito bem o seu sentimento diante da suposta “cama do casal”. Me enchi de coragem e decidi contar esta história porque penso que, de alguma forma, posso aliviar o coração de muitas mães que, como eu, sucumbiram ao cansaço.
 
Eu fui uma dessas mães primíparas que devoram manuais e revistas especializadas em desenvolvimento infantil, à semelhança de quem está prestes a adquirir um novo veículo e quer saber detalhes sobre o desempenho do motor, consumo, parte elétrica, mecânica, etc. Porém, convicta que tinha tudo mais que estudado e revisado, eis que me nasce a Malu, completamente avessa a todas as minhas expectativas.
 
A Maluzinha, tão pequenina, veio com as cordas vocais no volume máximo, era desesperador! E, pior do que isso, não se calava, não sabia mamar, não dormia, não aceitava biberão (mamadeira) e muito menos chucha (chupeta). Tinha que ser minha filha! Para minimizar o meu estado anímico, dizia para mim mesma: “Tenha calma, cada um tem o filho que merece!”. A minha mãe, com a sensibilidade que lhe é peculiar, arrematava: “Você era igualzinha!”, do gênero, “Portanto, aguente!”. O resultado era previsível, ou seja, a mãe, que sempre fora tão independente, estava de rastos, à beira de um colapso. Lembro-me de em prantos desabafar com a minha amiga Alice Lisboa: “Lilica, ela parece um rabinho, está sempre atrás de mim!”.
 
Mas o fato é que, junto com o filho, nasce o tal “amor materno” e aqueles pequenos olhos aflitos foram aos poucos me fazendo entender que a minha sonhada e planeada bebé precisava mais de mim do que o normal! Foi assim que me tornei para sempre cúmplice da Malu, tendo intuitivamente percebido que tinha ali uma filha cujos manuais não descreveram fidedignamente, restando a nós sobreviver.
 
Muitos dias e noites após, em nome da manutenção da família, decidimos nos render e levar a Malu para a “nossa” cama. Reconheço que, por sorte, não tenho um marido muito convencional! Estou certa também que Deus não desampara os fracos e oprimidos, de modo que vejo como outro golpe de sorte o fato de termos ido parar nas mãos do Pediatra que considero o mais humano, mais sensível e mais competente de todo Portugal. Assim, o Dr. J. Guimarães, com a sua calma e sapiência, apenas nos perguntou: “Os pais estão bem? Então a criança está bem”. Tive imensa vontade de abraçar o Dr. J. Guimarães, mas fui contida pela formalidade lusitana que já entranhei!
 
E atrás da Malu veio a Eva! Quem tem mais de um filho sabe bem do que estou a falar, é tendencial que os mais novos copiem as atitudes dos mais velhos. Portanto, impreterivelmente, amanhecemos os quatro na “cama do casal”. Como “em time que ganha não se mexe”, o Pediatra é o mesmo e os pais estão bem, as crianças estão bem, obrigada!
 
Decididamente, os manuais não vigoram lá em casa, o que não impediu que aos poucos fossemos estabelecendo nossas próprias regras de convivência num ambiente mais ou menos democrático (há uma Chefe de Estado não tirânica mas com pulso semelhante à Angela Merkel), sendo entretanto perentório: “Regra Geral: A noite começa cada um na sua respetiva cama. Exceção à regra: Está liberada a cama da mãe, caso alguma infanta acorde no meio da noite”. Claro que, dia sim, dia sim, amanhecemos todos na “nossa" cama.
 
Isto tudo para vos dizer que, apesar de parecer absurdo, esta situação não é incomum. A partilha do sono (ou co-sleeping, na terminologia anglo-saxã) é uma prática cada vez mais corrente na família ocidental, tanto que o conhecido médico norte-americano Richard Ferber, especialista no sono pediátrico, recentemente se retratou relativamente ao posicionamento que defendia que as crianças deveriam aprender a dormir sozinhas para se sentirem independentes, vindo agora a esclarecer que este era um pensamento que dominava na altura, mas que as coisas mudam e, “desde que resulte”, cada família sabe o que é mais adequado à sua rotina de sono. Vejam, com interesse, o artigo publicado na revista Pais e Filhos.
 
De modo que, como veem, afetuosos que somos brincamos com a nossa situação, mas ainda assim, estou a caminho de convencer o Zé a trocarmos a "nossa" cama por uma King Size!
 

10 comentários:

  1. querida amiga, você já tem uma facilidade: seu texto flui naturalmente, leve, suave, com beleza. Ai, ai, já já terei concorrente nas livrarias. Beijos e adorei ouvir falar dessa Malú.

    ResponderEliminar
  2. meu amigo, não chego à tanto! :D bj, obrigada por acompanhar.

    ResponderEliminar
  3. Amiga, isso é mais uma coisa que partilhamos! Nós aqui somos praticantes de co-sleeping assumidos. Começou com o Joãozinho que não sossegava para dormir se não estivesse ao pé de mim. Nem a disciplina militar do pai conseguiu resistir ao deita e levanta. Tentamos fazer diferente com o Jaiminho - não resultou e como "não há duas sem três", a Clarinha agora é a protagonista do mesmo filme repetido! Trocamos a cama D. Maria por uma king-size e dormimos (às vezes os 5) sem culpas e... felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! :D É isso mesmo, o mais importante é estarmos todos bem, descansados e felizes!

      Eliminar
  4. Núbia, parabéns pelo belo texto e pelo blog também!! Um beijo nas meninas e um abraço para Zé. Sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marcela, fico feliz por você gostar e acompanhar! Bjs :D

      Eliminar
  5. Menininhas adoradas :) "home sweet home" #voumemisturaraiviu?

    ResponderEliminar
  6. ... quem disse que eu consegui parar de ler o texto...??? E com a pressa que estava, e com a ideia de lê-lo em um outro momento... li o mesmo ali (todinho) sem parar... "Coisa boa de ler é assim... não conseguimos parar... e vamos adiante com estas postagens, pois tem sido muito bom, divertido e "edificante" :)

    ResponderEliminar
  7. Se é que posso dar o meu contributo...venha mais um rebento, o ditado tambem poderá ficar em .... "onde dormem dois...já não dormem mais três", assim as crianças talvez comecem a fazer a respectiva "escala" do... "eu durmo hoje, vs dorme amanhã" ! :)

    ResponderEliminar
  8. Devo para sempre a vc e a Su a indicação do Dr. J. Guimarães...

    ResponderEliminar