segunda-feira, 10 de junho de 2013

No dia de Camões, nossa homenagem à língua portuguesa: Passatempo "Batalha de Mestre", do brasileiro Achel Tinoco, e "Caronte à Espera", da portuguesa Victória F.

No dia 10 de Junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades  Portuguesas. O feriado nacional em honra de Luís Vaz de Camões, conhecido como o génio da pátria portuguesa, é alusivo à data da morte do autor de “Os Lusíadas”, em 1580.
 
Até hoje o poeta aventureiro propaga a língua portuguesa, a sétima mais falada no mundo, e dá nome ao prémio literário mais importante da língua portuguesa – o Prémio Camões – que na edição deste ano galardoou o escritor moçambicano Mia Couto.
 
Vejo a escrita como a forma mais bela de imortalizar as pessoas e suas ideias, por isto, aproveito a ocasião para homenagear não só o já imortal Camões, como também todos os escritores de língua portuguesa. Neste universo, ressalto uma escritora portuguesa ainda pouco conhecida, de pseudónimo Victória F., pela particularidade de editar e lançar o seu primeiro romance através de uma Editora brasileira, a Aped.
 
Caronte à Espera é de leitura agradável e surpreende pelo cuidado da Autora com a escrita do português, a forma melódica da narrativa, sendo na minha opinião uma excelente escolha para os mais exigentes com a precisão e correção da linguagem. É um livro sugestivo, por exemplo, para um trabalho de literatura portuguesa, principalmente por trazer em notas de rodapé esclarecimentos quanto à grafia de alguns vernáculos em português de Portugal e do Brasil.
 
Por isto, e para presentear os leitores destes alfarrábios pela passagem desta data tão significativa, criei um Passatempo que consiste em:
 
  1. Escrever uma frase contendo a palavra “alfarrábios”, nos comentários a este post na pagina do Blogue no Facebook;

  2. Identificar dois amigos nos mesmos comentários ao post, indicando-os para participarem do Passatempo;   

  3. Dar “gosto” nas páginas Nos meus alfarrábios e Editora Aped, ambas no Facebook;

  4. Partilhar este post na própria cronologia.
As duas frases mais criativas - escolhidas entre um participante do Brasil e outro de Portugal - receberão das mãos dos respetivos escritores os livros Batalha de Mestre, do brasileiro Achel Tinoco, e Caronte à Espera, da portuguesa Victória F. Os locais de entrega dos exemplares serão possivelmente num Café de uma Livraria de Salvador e outra de Lisboa, em data e local a combinar, após 15 dias do lançamento do Passatempo. Caso a entrega pessoal seja inviabilizada por questões geográficas, os exemplares serão autografados e enviados aos vencedores via Correios.
 
Já vos apresentei o livro Batalha de Mestre, no post de 07 de Maio, e recomendo que revisitem-no. Sobre Caronte à Espera, só posso dizer-vos que estou a lê-lo devagar, com atenção em cada palavra e frase bem colocada, na esperança de que a leitura se prolongue por mais tempo. É um livro intenso, que prende o leitor e que decifra muitos dos personagens que guardamos dentro de nós!
 
Confiram a sinopse e o Book Trailer de Caronte à Espera, de Victória F., e não percam por nada este Passatempo: 
 
Artur, um recém reformado aprisionado na rotina de uma vida sem surpresas, decide morrer. Então encontra um motivo para protelar esse gesto na forma de um rosto nunca antes notado numa velha fotografia. Este acontecimento leva-o a empreender uma viagem ao longo da qual passa a acreditar que esse homem impresso é o seu destinado salvador. Artur titubeia entre o desejo da morte e o de redenção quando conhece alguém, um confidente ou um mentor, que insiste em conduzi-lo pela mão até ao seu fim planejado. 
    

2 comentários:

  1. lida pagina...parabens...sou fanatica pela nossa lingua portuguesa e consequentemente Camões.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, participe do nosso passatempo! ;) Um abraço dos alfarrábios...

    ResponderEliminar