quarta-feira, 12 de junho de 2013

Santo António casamenteiro, felicitai os namorados brasileiros!

Na Europa e na América do Norte, o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim comemora-se a 14 de Fevereiro, em homenagem a morte deste bispo e em celebração ao amor romântico. História ou lenda, conta-se que no final da Idade Média São Valentim insurgiu-se contra a proibição do casamento durante as guerras, por se acreditar que os solteiros combatiam melhor. Além de celebrar casamentos secretamente, há quem diga que o próprio bispo se casou, o que lhe rendeu uma condenação à pena de morte. 
 
Mas no Brasil, a data é comemorada a 12 de Junho, por ser véspera do Dia de Santo António, o Santo português conhecido como casamenteiro. O costume deve-se a uma campanha publicitária encetada por um comerciante paulista, cujo slogan "Não é só de beijos que se prova o amor" se tornou num grande êxito.
 
Seja como for, o amor que une os casais e que tem decerto suas vicissitudes, deve ser celebrado todos os dias, através de afeto, cuidado, respeito recíproco e exercício contínuo do perdão. No meu caso, há especialmente uma canção portuguesa que me reporta ao amor e que quero dedicar ao meu marido, ao mesmo tempo em que partilho-a com vocês, felicitando-os se acaso os vossos corações também tiraram a sorte grande!
 
Ouçam "Sorte Grande", de João Só e Abandonados, com Lúcia Moniz. E um feliz Dia dos Namorados a todos os casais brasileiros!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário