segunda-feira, 3 de junho de 2013

Confissões de uma mulher de 40

Nem me apercebi e quando vi já era chegado os 40. Agora cá estou, com ar de incrédula, de que falta qualquer coisa, qualquer sensação nova que só se sente aos 40. Afinal não se passa nada! Ou melhor, vou corrigir o que disse: Pensando bem, quando entrei nos 30 lembro-me de chorar todo o dia, como se o mundo estivesse à beira do fim. E tomei sérias resoluções nesse dia! Foi a partir daí que abri o coração para a pessoa certa, mudei de país, retomei projetos e fui mãe. Portanto, passados 10 anos, não tenho razão para queixar-me que os 40 não é bem aquele dia em que obrigamos-nos a estar felizes, em festa, vestir branco, saltar 7 ondas e comer 12 uvas! Sinto-me como quem acorda numa Segunda-feira e despacha a filha mais velha para a Escola; dá o leite a mais pequena; um beijo de despedida no marido e espera, absorta, por um qualquer raio que diga que é dia de aniversário mas não um qualquer! O dos teus 40 anos!

A verdade é que entrei no segundo ato, na metade que falta da viagem e não me sinto a tal loba dos 40! Quem foi mesmo que disse isso? Talvez a falta de euforia deste dia, para além da sensação estranha de que já percorri boa parte do caminho, deve-se ao facto de esforçar-me para ser feliz todos os dias! E sou, variavelmente.

Costumava brincar que iria comemorar os 40 numa clínica de estética, esticada, plastificada. E nem foi assim tão preciso! Hoje trago comigo as marcas da caminhada, naturalmente, nem feia nem bonita. É o meu desenho, o meu mapa de estrada. Tenho vida, saúde, amores, amigos; tenho planos, sonhos, tenho tudo que mereço, que me proponho. Falta-me só abraçar a minha mãe - para ser perfeito! - e agradecer-lhe a vida. Mesmo assim vou dizer-lhe, de coração, que tenho sido incansável e que a vida me tem sido generosa. Sinto falta do meu pai, hoje mais do que nos outros dias. No mais, acho mesmo que sou corajosa; e acredito, de verdade, que tenho a família que sempre sonhei. Falta-me outras coisas, sem dúvida, mas não se pode ter tudo!

7 comentários:

  1. Lindo! E que mulher linda que és aos 40! Sê feliz amiga, o mundo é teu!

    ResponderEliminar
  2. Fantástica! Um beijo minha querida, que seja sempre muitooo feliz! *.*

    ResponderEliminar
  3. Que texto fantástico! E eu a pensar que irias fazer revelações incríveis de quem entra nos "entas"... É o que dizem, e dos ditados populares não nos livramos... Desejo-te um excelente dia de aniversário e que se repita por mtos anos! Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez uma clareza ja inconfundivel na forma como exploras os temas a que te propões! Um grande beijinho. E mais uma.vez.Parabens!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, adoro v. comentários, adoro que gostem, que estejam aqui cgo :D um bj em tds...

    ResponderEliminar
  6. Não foi permitido a todos terem o dom de um bom uso das palavras, o meu casa, felizmente que tenho ( penso eu ) algumas qualidades. Mas tenho andado por aqui a espiar os seus desabafos, alegrias, sonhos ...
    Só tenho a dizer lhe que gosto muito das suas palavras , tem algo sempre muito bonito!
    Parabéns!������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paula! É que, falando um pouco de mim, eu sinto como se falasse de muitos de nós... Um grande abraço e um bom dia!

      Eliminar