quinta-feira, 9 de maio de 2013

No consultório com o Médico Dentista Humberto Prates: O desenvolvimento dos maxilares nas crianças

A saúde bucal das crianças é algo que valorizo muito. Convenhamos, não há nada mais encantador do que um sorriso com todos os dentes perfeitinhos! Este cuidado, como é óbvio, deve ser cultivado desde a mais tenra idade.
 
Assim, além do ritual com a escovação dos dentes pelo menos duas vezes por dia, anualmente – e por hábito – levo as meninas a uma consulta com o Médico Dentista, que neste caso é o Dr. Humberto Prates, Sócio das Clínicas Dental One (Lisboa) e Dental Power (Odivelas), a quem recorro fielmente desde 2006. Portanto, só tenho as melhores indicações a dar acerca do Dr. Humberto, não somente pela qualidade do seu trabalho, mas também porque acho-o bastante ético e responsável com o valor cobrado pelos seus honorários.
 
De modo que, por confiar bastante na opinião profissional do Dr. Humberto, convidei-o a vir partilhar conosco um assunto que considerasse de grande importância e que fosse pouco difundido, sendo, desta forma, bastante útil para todos nós. O Dr. Humberto aceitou prontamente o meu convite e nos trouxe um tema que com certeza deixará muitos leitores, literalmente, de “boca aberta”!
 
Hoje vamos saber um pouco sobre o desenvolvimento dos maxilares nas crianças, segundo o Médico Dentista Humberto Prates: 
“Tomem atenção ao crescimento e desenvolvimento dos maxilares nos mais pequenos, podem ser a causa de muitos problemas!
São vários os fatores que podem condicionar essas alterações nos maxilares durante o desenvolvimento do esqueleto nas crianças. Existem causas hereditárias (inalteráveis) e comportamentais (hábitos). Hábitos como chuchar até tarde, chuchar no dedo ou pôr permanentemente objetos inapropriados na boca podem ser algumas das causas de uma má formação no desenvolvimento dos maxilares, indo essa alteração ter repercussões a nível local, sistémico, comportamental e postural; condicionando assim todo um processo biológico e estrutural de desenvolvimento da criança.  
Mas para compreendermos a importância de tudo isto, temos de pensar no problema como causa de inúmeras sequelas em todo o corpo. A nível local, existe um desenvolvimento assimétrico do terço inferior da face, problemas respiratórios, problemas de deglutição, dificuldade de mastigação, predominância de maior número de cáries, sensação de boca seca, alterações na produção de saliva, problemas fonéticos, dores e tensões articulares e musculares no pescoço e ombros, entre outros. A nível sistémico e postural, as alterações são permanentes e manifestam-se em todo o corpo, podendo ser a causa de problemas gástricos, devido à má mastigação dos alimentos, bem como cardíacos, respiratórios e posturais ao nível da coluna vertebral, podendo influenciar em todo o desenvolvimento esquelético e postural da criança.
O mais interessante é que estes problemas, que muitas vezes não damos importância, influenciam no seu comportamento social, existindo estudos que referem que cada tipo de desenvolvimento maxilar e intermaxilar tem um padrão comportamental distinto e muito bem marcado, podendo as anomalias do desenvolvimento facial e maxilar influenciar assim em toda a nossa vida. 
Por isso, olhem com atenção para as vossas crianças e se notarem alguma alteração basta consultar um especialista, pois a maioria dos casos têm solução, desde que sejam acompanhados desde a infância”.
 
  

2 comentários:

  1. Um excelente exemplo pois desde bem pequenos que os mais novos devem ir ao dentista para que a sua saúde oral seja bem cuidada e as consultas preventivas devem ser feitas para evitar problemas futuros. E temos muitas clinicas dentarias em Lisboa com excelentes dentistas profissionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E é verdade, há excelentes dentistas, o mais importante é seguir o hábito de prevenir e curar, com um médico de confiança... ;)

      Eliminar