sábado, 25 de maio de 2013

30 minutos do dia dedicados ao coração, recomenda-nos o personal trainer Flávio Lima

Um dos grandes problemas da atualidade é a corrida contra o tempo. Eu própria sofro desse mal e passo a vida a fazer escolhas, simplesmente porque o dia não rende! É muito, para gerir em poucas horas! E quando tenho de abdicar de algo, vai-se logo embora o que faço por mim! Mas, no sufoco, as horas do dia que me restam é para produzir.
 
Pois bem, na lista do que “fica para depois”, está a atividade física que, ao contrário, deveria ser uma prioridade. Imagino que com vocês passa-se o mesmo, mas é dessas coisas que só damos a devida importância quando o corpo manda os sinais de que não aguenta mais esperar. No meu caso, ainda gosto de me exercitar e obrigo-me a ter isto por hábito, de modo que compreendo muito bem as pessoas que adiam a caminhada diária ou matriculam-se num ginásio e nunca lá põem os pés!
 
Por isto, consultei o personal trainer Flávio Lima, licenciado em Condição Física e Saúde no Desporto, com mestrado em Direção e Gestão Desportiva. Quis saber a sua opinião sobre o tempo que deve ser dedicado a uma atividade física, para aqueles que vivem adiando essa resolução ou desculpando-se com a falta de tempo.
 
E o Flávio mandou-me este texto delicioso, informativo e animador. Garante que bastam 30min. diários de exercício físico, para colhermos benefícios pelo resto de nossas vidas...
“Os problemas cardiovasculares são apontados como a principal causa de morte em Portugal, estimada numa média anual de mais de 30 mil. Segundo dados internacionais, em 2020 a maior incapacidade e mortalidade no mundo será devida às doenças cardiovasculares.
Outro dado importante é o da obesidade infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que um em cada dois adultos e uma em cada cinco crianças sofrem de excesso de peso na Europa. De acordo com a mesma fonte, Portugal e Malta são os dois países europeus com a maior taxa de obesidade em crianças com menos de onze anos, antevendo um aumento da taxa de obesidade em terreno nacional.
Para contrariar estes dados a American College of Sports Medicine (ASCM), entidade de maior credibilidade na construção das diretrizes desportivas, recomenda a prática de 30min. de atividade física diária para todas as idades.
Por outro lado, ideologias novas como a “visão primal” de Mark Sisson, baseada no fato de nosso ADN (DNA) não ter sofrido mutações ao longo dos anos, defende que devemos manter a atividade física tal como fazíamos no passado. Prega que o sedentarismo é um dos grandes problemas da sociedade moderna. Mark Sisson aponta como benefícios de uma atividade cardiovascular de moderada intensidade: redução do risco de síndrome metabólica; redução da incidência de alguns cancros (câncer); redução da depressão crónica; todos os outros benefícios cardiovasculares que conhecemos e aumento da oxidação das gorduras.
Em suma, o mais importante é adotar um estilo de vida saudável, começando pela redução do sedentarismo. Mas a prática de exercício físico com aconselhamento/acompanhamento é sempre recomendável, pois um plano de treino pode fazer com que consigamos os resultados pretendidos de forma mais motivadora, além de prevenir lesões". 

Sem comentários:

Enviar um comentário