segunda-feira, 24 de março de 2014

E a moda dos Detox?

Não se fala em outra coisa e até já rendeu boas risadas com o Ricardo Araújo Pereira na rubrica mixórdia de temáticas da Rádio Comercial. A dieta detox ou dieta desintoxicante jura limpar e reequilibar o organismo, eliminar toxinas e excesso de peso. Não ponho isto em causa mas convenhamos que a base de sumos e sopas, isto é, basicamente de uma dieta líquida, é impossível não perder peso! Seja como for, se quer mesmo perder peso ou "desintoxicar" o organismo, o mais recomendável é começar por procurar a ajuda de um nutricionista ou dietista e escolher o programa ideal de acordo com os hábitos e necessidades de cada um. Foi o que fiz há cerca de 1 ano e desde então tenho conseguido, com hábitos saudáveis e a prática regular de atividade física, manter o meu peso próximo dos 50Kg. Escolhi a Dieta 3 Passos e consegui eliminar 6 ou 7 quilos que teimavam em subsistir da minha segunda gravidez. O mais importante - penso eu -, é que aprendi a escolher melhor os alimentos e a combina-los. Hoje convivo bem com a regra da compensação (se exagero num dia, no outro tento compensar) comendo praticamente de tudo (com algum cuidado com os carboidratos e açúcares). No entanto, uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e açúcares, conjugada com o exercício físico, deve ser encarada como uma questão de saúde e bem-estar, não como uma exigência de aceitação ou martírio em prol do culto da beleza; deve - ou deveria -  integrar os programas de nutrição como recomendação de todo e qualquer governo seriamente comprometido com a saúde da população. E individualmente, alimentar-se adequadamente tem de ser visto e aceito como um estilo de vida, a incorporação de hábitos permanentes e contínuos; jamais como ataques de consciência em modo "desespero", que normalmente vêm com toda a força quando se aproxima o verão.

Dietas à parte, o clima quente favorece e convida ao consumo de frutas e sumos. É muito fácil conseguir combinações perfeitas somente com o uso da imaginação. Como venho de um país de clima tropical, cresci ao sabor de sumos e batidos deliciosos, tais como: cenoura e laranja; beterraba e laranja; beterraba, cenoura e laranja; banana e maçã; banana, maçã e farinha láctea; banana, leite e chocolate em pó; maça-verde e beterraba; melancia e maçã; pêra, maça, banana e leite; abacate e leite; abacaxi e hortelã; água de côco e carne do côco; limonada da casca do limão... tudo muito nutritivo, valendo como uma alternativa fresquinha aos cereais matinais das crianças.

Na onda dos detox, partilho abaixo duas receitas que enviou-me uma amiga. Disse-me que são de autoria da personal training de nome Cláudia (Solinca). Ainda não lhe perguntei se experimentou nem o que achou do resultado mas acabei por constatar que a minha querida mãezinha, sem saber, preparou-me verdadeiros DETOX!  

Sumo verde:
1 fatia de abacaxi ou melão
100g de folhas de couve
1 colher de folhas de salsa
1 colher de folhas de hortelã
1 limão
1 copo de água

(tomar em jejum durante 15 dias)

Sumo vermelho:
3 cenouras
1/2 maçã
1/2 beterraba
1 laranja
1 pedaço de gengibre

(tomar durante 30 dias em jejum, a seguir ao sumo verde)

Sem comentários:

Enviar um comentário