sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Obrigada, Madiba!


Morre Nelson Mandela (95 anos), advogado, ativista, preso político durante 27 anos, herói anti-aphartheid e primeiro Presidente negro da África do Sul eleito democraticamente. Na defesa da liberdade e dos direitos humanos, deixa um legado incalculável para a humanidade. A liberdade, sem dúvida, foi a sua grande obra!

Nelson Mandela responde por seis nomes. Ao nascer, foi chamado "Rolihlahla" pelo pai, que significa «que traz problemas». Na escola, recebeu do professor o nome cristão "Nelson". "Madiba" é o nome do clã Themu a que pertence, sinal de respeito e carinho, assim como "Tata" ou «pai», por ser considerado o pai da democracia na África do Sul, e "Khulu" ou «avô», sinónimo de grande e supremo. Ainda, era conhecido por "Dalibhunga", que significa «criador ou fundador da conciliação e do diálogo».

Para homenagear este grande líder, cuja vida dedicou a humanidade, copio algumas das suas frases mais célebres. Será para sempre recordado pela generosidade e grandeza de seus ensinamentos.

Obrigada, Madiba!
"Ninguém nasce a odiar o outro pela cor da pele, pela origem ou pela religião. As pessoas aprendem a odiar e, se podem aprender a odiar, também podem aprender a amar".
"A educação é a mais poderosa arma, pela qual se pode mudar o mundo".
"Aprendi que o valor não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. Um homem valente não é aquele que não sente medo, mas o que se sobrepõe a ele".
"Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável!".
"Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado".
"Eu sou o capitão da minha alma".
"Parece sempre impossível até que seja feito".
"Perdoem. Mas não esqueçam!".
"Da experiência de um anormal desastre humano que durou demasiado tempo tem de nascer uma sociedade da qual toda a humanidade se orgulhe".
"Nunca, nunca, nunca mais deverá esta terra fantástica voltar a sofrer a opressão de um homem sobre o outro".
"A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em levantarmo-nos de cada vez que caímos".
"Depois que subimos uma grande montanha, descobrimos que há muito mais montanhas para escalar".
"Tanto quanto brancos mataram negros, negros mataram brancos". 
"A imprensa é um dos pilares da democracia".
"Lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça".
"Haverá vida depois de Mandela". 
"A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que acreditava necessário pelo seu povo e pelo seu país, pode descansar em paz. Creio ter cumprido esse dever e, por isso, descansarei para a eternidade". 

Sem comentários:

Enviar um comentário