sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A minha quiche que faz sucesso!

A minha sogra tem fama de boa cozinheira e gosta de ser ela a preparar a comida para o marido, criteriosamente. Mas, acreditem, rendeu-se à minha quiche! E diante da aprovação elogiosa do meu sogro, pediu-me receita e tudo, não houve outro jeito! Assim, convenci-me de que passei no teste. Foi o oásis! Vai a receita:

Ingredientes
1 base de massa quebrada (no Brasil se diz massa podre, é a mesma massa da empada de galinha ou torta salgada) - comprada em qualquer supermercado ou como sugestão seguindo esta receita)
3 ovos
1 pacote de natas ou creme de leite fresco (200ml)

Recheio
Fazer um refogado à gosto, com o recheio que preferir, por exemplo, atum e espinafre; frango desfiado e milho; cogumelos, queijo e fiambre ou presunto; ou, ainda, as sobras de legumes e carne (costumo refogar primeiro a cebola ralada com azeite, caldo knorr e um pouco de vinho branco; acrescento um pouco de tomate em pedaços ou polpa e o recheio que escolher ou tiver em mãos; vou pondo água aos poucos que é para não secar e ficar suculento). Aqui, vale a imaginação!

Modo de fazer
1. Estender a massa quebrada numa tarteira ou travessa (deixando-a sobre o papel que vem envolta na embalagem ou em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, que é para ser fácil desenformar). 2. Alisar bem a massa até envolver todo o fundo e cortar com uma tesoura as sobras que ficam de fora da tarteira. 3. Picar a massa com um garfo em locais diferentes, para que não faça bolhas. 4. Verter o recheio para a forma. 5. Numa tigela à parte, misturar os ovos utilizando um garfo e de seguida verter para cima do recheio. 6. Por último, juntar as natas a este preparado e com o auxílio de um garfo envolver levemente as natas com o resto do recheio. 7. Poderá temperar com um pouco de pimenta e ervas aromáticas, por exemplo. 8. Levar ao forno médio, pré-aquecido a mais ou menos 180º, até ficar douradinha.

Agora, é só aproveitarem! Como vêem, é muito fácil de fazer, uma ótima opção para uma refeição ligeira ou mesmo para servir como entrada ou petisco. As minhas quiches já fazem parte do cardápio dos aniversários das meninas, com menção honrosa de todos!
 
Quiche de frango e milho

Quiche de atum e espinafres
          

2 comentários:

  1. Também costumo fazer assim e fica muito boa :-)
    Normalmente faço sempre de atum ou de frango que é as que os miudos cá em casa gostam mais !
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar