terça-feira, 2 de julho de 2013

Campanha Coração Azul contra o tráfico de seres humanos: Essa luta é nossa!

Deixei aqui umas notas sobre o tráfico de pessoas para fins sexuais, uma das modalidades mais rentáveis no mercado mundial do crime organizado e que vem movimentando cerca de US$ 9bilhões por ano (no total de cerca de US$ 32bilhões do mercado ilícito do tráfico de pessoas - UNODC 2005).

Achei importante comentar o assunto, tanto mais sendo o Brasil o país da América do Sul campeão no tráfico de mulheres para a escravidão sexual, como também pela crescente emigração dos portugueses. Mulheres e meninas representam, no mundo todo, 80% das vítimas, sendo o tráfico de crianças responsável por 15 a 20% das vítimas detetadas (UNODC 2009).

A verdade é que a escravidão humana, pese embora historicamente abolida, até hoje perdura sob diversas formas. E pelo mundo todo. Foi por isto lançada uma campanha internacional pela UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) contra o tráfico de seres humanos, a vertente moderna da escravidão, objetivando a conscientização para a luta contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade. A Campanha Coração Azul está aberta a todas as pessoas que queiram "vestir" o Coração Azul como símbolo da tristeza das vítimas e de seu apoio à essa luta. Basta fazer o download do logos, aqui

Brasil e Portugal também aderiram à Campanha Coração Azul. A cantora Ivete Sangalo é a Embaixadora da campanha brasileira, com o slogan "Liberdade não se compra. Dignidade não se vende". Confiram o Making Off e o vídeo institucional com a cantora, aqui e aqui. Em Portugal, a campanha foi lançada com o vídeo que se pode ver aqui.

Vamos todos participar ativamente dessa campanha, divulgando e encorajando a luta contra o tráfico de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário