sexta-feira, 12 de julho de 2013

O Bacalhau à Brás, uma maravilha da culinária portuguesa

Em Portugal, costuma-se dizer que há 1001 maneiras de preparar o bacalhau e quem conhece a culinária portuguesa sabe que é verdade. Depois de séculos de experiência, os portugueses tornaram-se sem dúvida especialistas nessa arte. O Bacalhau à Brás é apenas um prato típico português de bacalhau, e um dos mais populares, cuja receita provavelmente terá sido criada por um taberneiro de nome Brás, do Bairro Alto, em Lisboa.
 
Na minha opinião, é um dos mais saborosos e fáceis de preparar, mas tenho de ressalvar que, verdadeiramente, há quem considere um crime gastronómico fazê-lo da forma como o faço. Isto porque o legítimo Bacalhau à Brás deve ser demolhado (dessalgado) e desfiado pelas próprias mãos do cozinheiro, assim como fritas as batatas palha (em palitos com cerca de 3 milímetros de lado, no máximo!). Mas, pelo que me apercebo, desde que inventaram as batalhas palha em pacote e o bacalhau já demolhado, sem espinhas e desfiado, vendido de norte a sul do país, não conheço um só ser vivente que prepare-o tal como manda o protocolo. Eu até sou fidedigna às tradições, no entanto, se é para facilitar a vida  sem prejuízo do sabor, não vejo razão sincera para não evoluir.
 
Assim, considerando que este não é propriamente um blogue de culinária (talvez de tudo um pouco!), trago-vos o Bacalhau à Brás tal como aprendi e venho lentamente aperfeiçoando na medida dos ingredientes (ponho mais bacalhau em relação aos outros ingredientes e acho que fica com o gosto mais apurado). O marido aprova, eu adoro e tenho certeza que quem ainda não o conhece vai prepará-lo sem dificuldades... e se deliciar! Então, vamos à receita (para 4 pessoas) e bom proveito, como se diz por aqui!
 
Ingredientes
500g, aproximadamente, de bacalhau demolhado (dessalgado), desfiado e sem espinhas
500g, aproximadamente, de batalhas palha (eu costumo reduzir a quantidade para cerca de 300g)
4 ovos grandes
2 cebolas (ou 3, se preferir)
1 dente de alho
1 folha de louro
sal
pimenta
azeite
salsa
azeitonas pretas (ou ao critério)
 
Modo de fazer
Cortam-se as cebolas em rodelas finas e pica-se o alho. Num tacho (panela) grande, refoga-se as cebolas e o alho lentamente em azeite (numa quantidade que cubra suficientemente o fundo do tacho), com a folha de louro, até as cebolas dourarem. Junta-se o bacalhau e mexe-se com uma colher de madeira até que fique tudo bem envolvido. Acrescentam-se as batatas e por fim, com o tacho ainda sobre o lume brando, os ovos previamente batidos (ligeiramente) e temperados com sal e pimenta. Mexe-se continuamente até os ovos se tornarem cremosos e cozidos. Passa-se o bacalhau para um prato ou travessa, polvilha-se com salsa picada e decora-se com azeitonas. É servido bem quente e dispensa acompanhamentos (a não ser um bom vinho!).
 


       

4 comentários:

  1. Cá em casa tb fazemos com alguma frequência! Todos gostam e é o prato favorito do Afonso! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também adoramos, com exceção da Malu, que não gosta de bacalhau nem de cebola :D Bjs

      Eliminar
  2. Adoramos!! E concordo contigo Nubia... Se no prejudica o sabor há que aproveitar e simplificar o processo! :-)

    ResponderEliminar