quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dia Internacional da Família

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Família. A data foi escolhida em Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução n.º 47/237, de 20 de Setembro de 1993, com o objetivo de destacar a importância das famílias como unidades básicas da sociedade. Neste dia, desde 1994, promove-se a discussão do conceito de família em diversos setores da sociedade pelo mundo inteiro, notadamente:
  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
É importante lembrar que com a evolução da sociedade o conceito de família também evoluiu. Os modelos familiares de hoje englobam os mais diferentes papéis do pai e da mãe, ultrapassando os antigos estatutos de chefe de família e chefe do lar, respetivamente. Fatores como alterações do mercado de trabalho e a independência da mulher modificaram consideravelmente o padrão até há pouco tempo difundido, sendo também uma das causas para a redução da taxa de natalidade em diversos países do mundo.

Portanto, vamos hoje comemorar esse dia, difundido o amor entre nós, famílias de todos os gêneros.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário