sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Deixem as mães em paz

Imagem da Internet
Saudades de escrever, de contar aqui o que me vem no coração. Tem dias que sinto-me consumida pela vida, só apetece-me correr. E de vez em quando desligo: calço os ténis, ponho os auscultadores nos ouvidos e durante uma hora desligo. Desligo e penso, é verdade. Tomo decisões, esclareço. E penso. Numa dessas ocasiões pensei por que cargas d'água não deixam as mães em paz!   Sufocam-nos, não acha? Pior: umas mães sufocam as outras. Com as suas ideias testadas quase que com precisão científica, massacram umas às outras, uma legião de mulheres mais mães que outras, quase que a disputarem entre si o troféu de mãe do ano, do século, do universo. Outro dia uma leitora disse-me que sentiu-se como que excluída do "clube das mães" porque, veja lá, para além do leite materno, introduziu a fruta na dieta da bebé de 4 meses. Logo, uma enxurrada de comentários de devotas do aleitamento exclusivo. E quem foi que nunca ouviu dizer: "O bebé até o 6º mês tem de alimentar-se só do leite materno"; ou "Essa criança chora porque tem fome, o leite da mãe é fraco"; ou "Não dês colo sempre que o bebé chorar, vais habituá-lo mal, deixe-o chorar"; ou "Nunca leves o bebé para a tua cama ou ele só sairá de lá quando entrar para a faculdade"... Quando não embaralham o discurso todo tal como a sopa e o segundo prato. E eu cá a pensar: E se deixassem as pobres das mães em paz?

Sem comentários:

Enviar um comentário