quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Aqui ninguém toca" - Como falar sobre abuso sexual com as crianças

Aconteceu comigo. Há uns dias a minha filha de 6 anos disse-me que um menino mais velho aborreceu-lhe, nas suas palavras "gozou com ela", e que tocou-lhe só para chateá-la "um pouco abaixo do umbigo". A situação estava dentro da normalidade e controlo mas aquilo me deixou em alerta. Pensei: "Está na hora de falarmos sobre um assunto sério e delicado: quais as partes do corpo que não devem ser tocadas e o que fazer caso isso aconteça". 

Foi assim que descobri a regra "Aqui ninguém toca", criada pelo Conselho da Europa para ajudar pais e educadores a falar sobre abuso sexual de crianças, explicando aos mais pequenos como reagir se isso acontecer e onde procurar ajuda.

A regra consiste em não deixar tocar nas partes do corpo "normalmente cobertas pela roupa interior" assim como não o fazer aos outros. Possui 5 princípios importantes:
1. O teu corpo é só teu.
2. Há contato físico bom e contato físico mau.
3. Há segredos bons e segredos maus.
4. Existem adultos que podem ajudar e que são responsáveis (círculo de confiança). Conte-lhes.
5. Há agressores conhecidos e agressores desconhecidos.   
Todas as informações sobre como ensinar a regra "Aqui ninguém toca" podem ser consultadas, aqui. Para explicar às crianças de forma simples, utilize um livrinho com a divertida história de Kiko e a mão. O livro pode ser descarregado, aqui. 

Mais informações no site, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário