segunda-feira, 16 de junho de 2014

Força, Portugal!

Foto: Estúdios J.A.Santos
Os primeiros portugueses que lá chegaram desembarcaram, em 1500, na terra a que chamaram de Porto Seguro e na região que viria a ser o Estado da Bahia. Mais tarde, a cidade de Salvador - fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos - foi construída para ser a capital da América Lusitana e, de facto, foi a primeira capital do Brasil Colônia. 

Coincidência ou não, quis o destino que a estreia da seleção portuguesa no Mundial do Brasil se desse hoje em Salvador. Passados mais de 500 anos, encontrará um povo festivo, de sorriso largo, descontraído, com grande influência cultural indígena, lusitana e africana, na medida exata da sua beleza. Encontrará uma terra ensolarada e húmida, acolhedora e feliz. Encontrará um misticismo contagiante, que faz a gente acreditar que a cidade é mesmo abençoada por todos os santos e orixás.

Portanto, Portugal, com o meu lado brasileiro dou-te as boas vindas à minha terra; com o meu lado português, torço hoje por ti, com os pés do lado de cá e olhos virados para lá. Força Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário