quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Poucas e boas sugestões para as férias dos mais pequenos (e não só!)

Talvez alguns de vós tenham por preocupação escolher atividades que enriqueçam as férias escolares dos filhos, que os mantenham entretidos antes que ponham a casa abaixo, de tédio. Passar horas a fio frente à televisão, convenhamos, não é nada divertido! E com os pais tendo de trabalhar, ainda pior! 
 
No ano passado, tirei um dia para ir com a Malu ao Oceanário de Lisboa, outro ao Pavilhão do Conhecimento (onde fomos os quatro!) e outro ao Planetário Calouste Gulbenkian, este último tendo sido para mim tão proveitoso quanto para ela. Escolhi a sessão infantil, recomendada para maiores de 5 anos, mas que adaptou-se perfeitamente à minha maturidade mental... Foi uma tarde muito bem passada numa viagem pela via láctea!
 
E foi assim que conheci o programa Ciência Viva no Verão, que na verdade existe em Portugal desde 1996. A edição deste ano decorre até 15 de Setembro e engloba passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, em todo o território nacional, na companhia de especialistas. Há atividades para todas as idades (inclusive para os mais crescidos!) e a participação nas ações é totalmente gratuita, bastando apenas inscrever-se através da Internet ou da linha azul 808 200 205.
 
Ainda gostaria de repetir a visita ao Oceanário, desta vez levando a Eva, que com certeza aproveitará melhor já agora com quase 2 anos. E também adoraria ir em família assistir a peça de teatro "As Aventuras de Pinóquio", encenada todos os fins de semana nos jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra, até 29 de Setembro. Enquanto isso, hoje a Malu foi à KidZania levada pelo programa Campo de Férias do Gymboree e, para amanhã, tem confirmada sua visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, para a ação "Medir o Céu!" do Programa Ciência Viva no Verão, que tenho certeza será mais uma grande aventura!
 
No entanto, não nos devemos esquecer que férias também é sinônimo de descanso, o que, na minha opinião, significa dar às crianças espaço para fazerem o que lhes apetecer, brincar, desenhar, ouvir e contar histórias, ir à praia, ao shopping, aos parques, ao cinema, dormir até às tantas e, claro, ter o momento de verem os seus programas televisivos preferidos, como aliás também nós fazemos (pelo menos lá em casa é assim!)! Portanto, sendo possível, perfeito seria dar-lhes o direito de escolherem, junto com os pais, um ou outro programa que possa tornar as férias de todos mais divertidas e interessantes!    
 
Enfim, são apenas sugestões que penso que vão gostar e os vossos pequenos vão aprovar!    

 

Sem comentários:

Enviar um comentário