sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Versão aportuguesada do Bolo de Gengibre para o Halloween (Gingerbread man)

O Gingerbread (pão de especiarias) é uma espécie de bolo ou pão de mel e gengibre  muito próximo dos famosos biscoitos de gengibre com formato de bonecos, tradicionalmente utilizado para decorar árvores de Natal nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Uma amiga partilhou comigo a receita e eu resolvi experimentar; mas na falta da forma com formato do boneco, improvisei com um urso. Para piorar, com a pressa desenformei mal o coitado do ursinho e de facto não ficou dos mais bonitos. Vamos combinar então que está assustador... ou a intenção não será surpreender a todos na noite de Halloween? Bem, ao menos já está fatiado! 

Ingredientes
- 100ml de leite morno
- 250g de mel
- 100g de manteiga líquida ou derretida
- 200g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento
- 50g de açúcar mascavado ou amarelo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de gengibre moído
- 1 colher de chá de canela moída
- Nozes e amêndoas a gosto
 * A receita original leva ainda 50g de cravo mas dispensei.

Modo de fazer
1. Num recipiente, misture bem o leite morno e o mel. 2. Acrescente a manteiga  líquida e continue a misturar. 3. Incorpore ao resto dos ingredientes a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o ovo. 4. Junte uma pitada de sal, a gengibre e a canela moída, sempre misturando. 5. Por último, as nozes em pedaços. 6. Untar uma forma com manteiga e levar ao forno previamente aquecido, a temperatura de 180º, por cerca de 30 minutos.


Ok. Melhor partilhar o vídeo com a receita...


Sem comentários:

Enviar um comentário