sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Mérida: Viajar é preciso!

E por falar em Espanha, já tiveram oportunidade de conhecer Mérida? Acho que é um roteiro obrigatório para quem gosta de história ou de viajar com um cunho cultural ou, ainda, para quem tem filhos em idade escolar. Mérida é cidade capital da comunidade autónoma da Estremadura e faz fronteira com Portugal, situando-se nas imediações de Elvas (Portugal) e Badajoz (Espanha). 

Optamos por nos hospedar em Elvas, num antigo Convento convertido no Hotel São João de Deus, com diária em torno dos €55,00. Assim pudemos dividir o fim de semana entre Elvas e Mérida, ambas Património Histórico da Humanidade.

Elvas (distrito de Portalegre, Alto Alentejo) destaca-se pelo centro histórico e pelas suas famosas muralhas em formato de estrela, consideradas as maiores fortificações abaluartadas do mundo e cujo perímetro vai dos 8 aos 10 Km. Elvas foi a cidade mais fortificada da Europa, a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa. 

Mérida, por sua vez, destaca-se pelas ruínas romanas que constituem um dos principais e mais extensos conjuntos arqueológicos de Espanha. Foi fundada em 25 a.C. com o nome de Emerita Augusta, sendo uma das mais importantes cidades da Península Ibérica durante a ocupação romana. As ruínas espalham-se um pouco por toda a cidade, de modo que é um passeio que faz todo o sentido fazer-se à pé, já que, volta e meia, nos deparamos com um monumento histórico. 

Como há muitos pontos turísticos para visitar, optamos por escolher aquilo que nos parecia mais interessante. Compramos um bilhete (ao custo de €12,00 por adulto; criança até 11 anos não paga) que nos permitiu visitar em conjunto o Teatro e o Anfiteatro (Coliseu) romanos, antigos palcos de espetáculos, lutas entre gladiadores, jogos e prática de ginástica. De lá, seguimos para o centro de Mérida e em meio às suas ruelas fomos literalmente surpreendidos pelo Templo de Diana, uma obra majestosa que nos reporta ao tempo do império e à Grécia antiga. 
    
O conjunto arqueológico de Mérida está em muito bom estado de conservação, de modo que saímos de lá com uma impressão bastante realista da época. Foi um fim de semana muito bem passado, fez-nos muito bem sair um pouco de casa e nem é preciso dizer que as crianças adoraram, desde a dormirem num hotel até a curiosidade natural, sobretudo da de 6 anos, de estarem em outro país (mesmo que ali logo ao lado!), ouvirem outra língua e visitarem a cidade da Princesa Mérida da Disney. Quando voltamos, recordamos o passeio assistindo ao filme Gladiador e até hoje a viagem é tema de conversa entre nós! 

Por tudo isto, só posso dizer que vale muito, muito à pena programar este passeio com a família. Para mais informações consultem o site Turismo de Mérida, aqui.







        

Sem comentários:

Enviar um comentário