Talvez alguns de vós tenham por preocupação escolher atividades que enriqueçam as férias escolares dos filhos, que os mantenham entretidos antes que ponham a casa abaixo, de tédio. Passar horas a fio frente à televisão, convenhamos, não é nada divertido! E com os pais tendo de trabalhar, ainda pior!
No ano passado, tirei um dia para ir com a Malu ao Oceanário de Lisboa, outro ao Pavilhão do Conhecimento (onde fomos os quatro!) e outro ao Planetário Calouste Gulbenkian, este último tendo sido para mim tão proveitoso quanto para ela. Escolhi a sessão infantil, recomendada para maiores de 5 anos, mas que adaptou-se perfeitamente à minha maturidade mental... Foi uma tarde muito bem passada numa viagem pela via láctea!
E foi assim que conheci o programa Ciência Viva no Verão, que na verdade existe em Portugal desde 1996. A edição deste ano decorre até 15 de Setembro e engloba passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, em todo o território nacional, na companhia de especialistas. Há atividades para todas as idades (inclusive para os mais crescidos!) e a participação nas ações é totalmente gratuita, bastando apenas inscrever-se através da Internet ou da linha azul 808 200 205.
Ainda gostaria de repetir a visita ao Oceanário, desta vez levando a Eva, que com certeza aproveitará melhor já agora com quase 2 anos. E também adoraria ir em família assistir a peça de teatro "As Aventuras de Pinóquio", encenada todos os fins de semana nos jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra, até 29 de Setembro. Enquanto isso, hoje a Malu foi à KidZania levada pelo programa Campo de Férias do Gymboree e, para amanhã, tem confirmada sua visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, para a ação "Medir o Céu!" do Programa Ciência Viva no Verão, que tenho certeza será mais uma grande aventura!
No entanto, não nos devemos esquecer que férias também é sinônimo de descanso, o que, na minha opinião, significa dar às crianças espaço para fazerem o que lhes apetecer, brincar, desenhar, ouvir e contar histórias, ir à praia, ao shopping, aos parques, ao cinema, dormir até às tantas e, claro, ter o momento de verem os seus programas televisivos preferidos, como aliás também nós fazemos (pelo menos lá em casa é assim!)! Portanto, sendo possível, perfeito seria dar-lhes o direito de escolherem, junto com os pais, um ou outro programa que possa tornar as férias de todos mais divertidas e interessantes!
Enfim, são apenas sugestões que penso que vão gostar e os vossos pequenos vão aprovar!
Sem comentários:
Enviar um comentário