segunda-feira, 13 de maio de 2013

O espetacular Bolo de Laranja da Filipa

Escrever um blogue não era propriamente um assunto presente em minha vida. E é engraçado que agora sinto que faz todo o sentido: é alegre, informativo e agrada a muita gente. Assim, pouco a pouco, mais pessoas vêm partilhar conosco, como aconteceu com a Filipa. Para ser justa, tenho de dizer que quando decidi viver de vez em Portugal sabia que tinha de refazer toda a vida. Foi uma decisão difícil, já que, além da família e do trabalho, não ter amigos por perto me assustava! Os amigos não precisam ser numerosos, mas é imprescindível um ou dois com quem vez por outra a gente possa esvaziar a cabeça; além de um tanto de amigos desses que fazem a vida menos solitária, que a gente sabe que estão ali logo ao lado, atentos! A Filipa é uma dessas amigas! Desta vez, a Filipa, meio a brincar, lançou-me um desafio ao enviar a sua receita de bolo de laranja, que diz ser mais fácil e rápida de preparar do que a do bolo de maçã! Fui testar e, de fato, o bolo de laranja da Filipa é imbatível! E mais: delicioso! 

Vão achar que é impossível, mas abaixo está a receita de bolo mais fácil e rápida que há no mundo:

Ingredientes
1 laranja inteira com casca e tudo (lavada)
4 ovos
2 chávenas (xícaras) de farinha de trigo
1 a 2 chávenas (xícaras) de açúcar
1 chávena (xícara) de óleo
1 colher de chá de fermento
(Eu acrescento 1 chávena de água e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para o bolo ficar mais fofo)

Modo de preparar
1. Bater os ovos e a laranja inteira no liquidificador até a laranja se desfazer completamente. 2. Juntar o resto dos ingredientes (menos o fermento) e continuar a bater até resultar numa massa homogénea. 3. Por último, acrescentar o fermento (e o bicarbonato de sódio) e misturar ligeiramente. 4. Pôr em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. 5. Levar a assar a 180º, por cerca de 45 minutos.


6 comentários:

  1. Mais um texto delicioso!
    Obrigada pelas palavras (não necessárias à minha pessoa) espero que aí em casa todos gostem do bolo e todos aqueles que experimentarem fazê-lo!
    Também foi uma amiga que me passou a receita.
    De amiga para amiga! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoramos, todos... e obrigada por passar adiante essa maravilha! ;)

      Eliminar
  2. Finalmentw experimentei a receita!! Por motivos obvios nao experimentei ; ) mas a rapaziada ca de casa adorou!!! Parabens pela receita Filipa e obrigada Nubia pela partilha via super blog!!! : ) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Susana... Aqui em casa também já é um dos preferidos! Bjs, obr amiga!

      Eliminar
  3. Ahhh Susana só agora vi o teu comment e sabes que o teu filho qd vai lá a casa pergunta se há bolo de laranja? :) Obrigada beijinhos

    ResponderEliminar