terça-feira, 7 de maio de 2013

"Batalha de Mestre", por Achel Tinoco

Nos meus alfarrábios há contos, crônicas, histórias, passatempos e receitas para todos os gostos. Há informação, esclarecimento e muita curiosidade. Há pessoas, amigos, família, parceiros, há sem dúvida de tudo um pouco, mas tudo que está nos meus alfarrábios passa antes pela minha verificação. E somente vai parar lá, porque é útil e importante para mim ou porque pode ser útil e importante para os leitores. Digamos que é como uma base-de-dados repleta de coisas boas!
 
Assim, nos meus alfarrábios também constam os livros de um grande amigo escritor, de uma típica família cacauicultora do interior da Bahia, que eu admirava por dar aos filhos os nomes mais parecidos com personagens de contos infantis do meu imaginário: Drayden, Yalu, Pagana, Achel… Uma família diferente, na concepção da pequena cidade rural de onde também eu vim!
 
E foi assim que, nesta família de emigrantes do Pará para o interior da Bahia, entre as roças de cacau e as personagens reais que povoavam aquelas terras de Ibirataia, Achel Tinoco foi retirando os contos que aos poucos deram alma às personagens fictícias que hoje habitam os seus romances e poemas.
 
Achel Tinoco merece todo o meu respeito, principalmente por ter ultrapassado as dificuldades que obrigavam os inquietos de espírito a abandonar suas casas e família, em busca dos sonhos somente concretizáveis para além das porteiras da Fazenda. Atualmente, Achel Tinoco vive exclusivamente da venda de seus livros e firmou-se definitivamente como mais um grande escritor brasileiro, declaradamente fã de José Saramago e Gabriel Garcia Marques.
 
Indico-vos a leitura de Batalha de Mestre, o mais recente romance do autor, inspirado na trajetória do seu irmão Yalu nos EUA, que particularmente tocou-me pelas semelhanças com a minha própria história e de outras pessoas que conheci em Coimbra - todas travando suas próprias batalhas pessoais! Sei, entretanto, que é irresistível a forma engraçada e provocante como Achel Tinoco nos seduz até a última linha, razão pela qual vocês vão adorar conhecê-lo!
 
Batalha de Mestre, Editora Europa, está a venda nas principais livrarias do Brasil e através da Internet, ao preço sugerido de R$ 29,90 (moeda brasileira).
 
Confiram a sinopse:
 
“A batalha descrita nas páginas deste livro é a mais bela que um ser humano pode travar: a superação pessoal em busca do conhecimento. O leitor vai se rir e vai se emocionar ao se deparar com a luta do jovem Kaloã para realizar o sonho de fazer um mestrado nos Estados Unidos. Formado em Engenharia Agronômica, vê-se diante de um dilema: frequentar o serviço público ou administrar a fazenda do pai? Decide ir para os Estados Unidos sem conhecer a língua, sem emprego acertado, somente com a cara e a coragem. Lá, encontra um mundo completamente diferente do que imaginara: hipócrita, egoísta, hostil. Nesse meio, começa sua luta para trabalhar, estudar, sobreviver: será lavador de carros, entregador de pizzas, pintor de paredes, garçom, ao tempo em que planeja o mestrado em Comércio Internacional. Anos de angústia, decepções, incertezas até receber o diploma de uma conceituada Universidade americana. O autor narra, de forma descontraída e emocionante, a história desse brasileiro idealista que saiu do interior da Bahia para ‘ganhar o mundo’, não importando quão teria de persistir. Kaloã partiu para ‘conquistar a América’. Batalha de Mestre muito deve inspirar quem ainda tem dúvidas se vale a pena correr atrás da realização de um sonho, por mais distante que ele possa parecer”.

 

1 comentário:

  1. Eita, mas eu estou muito chique, oxente! Obrigado, querida amiga, decerto que estes seus Alfarrábios vão longe, principalmente porque a cada dia você escrever com mais desenvoltura e leveza. Parabéns e muito obrigado.
    ps. este meu Batalha de Mestre também pode ser encontrado na versão digital. Boa leitura.

    ResponderEliminar